A Solidão do Adolescente Autista

11 abril 2017

O autismo por si ,já traz um grande isolamento a pessoa com autismo.
Principalmente os não verbais,por não conseguirem expressar seus sentimentos e desejos através da conversa ,é geralmente comum que outros adolescentes não queiram proximidade,muitas vezes,pelo simples fato de não saber como se comunicar com o outro.
Para entender um pouco veja essa cartilha sobre Autismo AQUI
O importante nesse momento de transição para o adolescente com autismo,é a companhia da família e o amor recebido,para atenuar a falta de uma vida social que um adolescente normal teria.
Minha filha ,essa semana ,começou a escrever que não tinha amigos...
Me cortou o coração ,ler aquela frase...
Mais não posso dizer que ela não sente solidão.
É difícil ,não ser convidado para festinhas,programas etc...como pais de outras crianças,geralmente as pessoas acham que nossos filhos são INVISÍVEIS .
E muitas das vezes isso começa na família.
Nunca algum parente liga e pede pra falar com khadija,nunca recebe os parabéns por ligação ou até mesmo presencialmente .
As pessoas,agem como se eles,simplesmente não estivessem ali.
Quando eu descobri que Khadija tinha autismo,minha casa que era lotada de casais amigos e seus filhos,esvaziou ...
Noventa por cento dos meus amigos ,SUMIRAM...
O que foi bom nisto tudo,foi realmente saber quem eram meus amigos de verdade.
E hoje ,conto nos dedos ,os que merecem meu amor e a companhia de khadija.
Nós ,como pais,temos a responsabilidade de criar em casa,um ambiente de amor,amizade e companheirismo para nossos queridos anjos azuis.
As vezes dói... sim! as vezes eu choro ,por perceber rejeição a ela ? sim
Mais ,logo passa e me levanto como mamãe leoa ,para amar ,proteger e tentar colocar minha filha em um mundo que a aceite como ela é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo